Quem foi Professor Arthur Ramos? - Sou Leblon

Quem foi Professor Arthur Ramos?

Compartilhe

Arthur Ramos de Araújo Pereira foi um médico psiquiatra, psicólogo social, etnólogo, folclorista e antropólogo brasileiro.

Um dos principais intelectuais de sua época, teve grande destaque nos estudos sobre o negro e sobre a identidade brasileira e foi também importante no processo de institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Além disso, contribui com seus estudos sobre psicologia social e psicanalise para a area da educacao ao ser convidado pelo educador Anísio Teixeira para chefiar o Serviço de Otofrenia e Higiene Mental-SOHM (1934-1939). Neste serviço, o médico alagoano, analisou mais de 2000 estudantes de escolas públicas, do Rio de Janeiro. Ele buscava romper com algumas concepções que rotulavam criança s como “anormais” por apresentarem comportamentos tidos como inadequados, como por exemplo: desatenção, rebeldia, mentira, dentre outros. O intelectual acreditava que os comportamentos não tinha uma origem meramente genética, mas, sobretudo, social. Assim, comprovou no referido serviço que a maior parte dos comportamentos tidos como indesejáveis advinha de questões do meio social (relações familiares, escolar). A família e a escola assume papel imprescindível na visão de Arthur Ramos para formação da personalidade. Como resultado do SOHM, ele publicou os livros A Criança Problema e Saúde do Espírito, ambos de 1939. O intelectual esteve envolvido no pensamento da época que anseiava por uma sociedade moderna e em ordem, visando o progresso. O saber médico tirou o foco do corpo individual e adentrou no corpo social por meio da educação do povo.

Arthur Ramos deixou um legado de mais de seiscentas obras, entre livros e artigos, que até hoje são fontes de estudos para a psiquiatria, o negro, o índio e o folclore brasileiro.

Tag's